Como funciona o telefone

O telefone é um dos aparelhos mais simples e antigos que você possui em sua casa. E mesmo assim, você já parou para pensar o quão surpreendente é este aparelho?  Se você deseja falar com alguém que está distante, tudo o que tem que fazer é pegar o telefone e discar alguns números. O que torna isso possível? É isso que vamos aprender hoje. Não confunda, nós queremos saber sobre o funcionamento do telefone fixo. Portanto: celulares estão fora!

Um telefone moderno contém:

Um alto-falante: converte os sinais elétricos no som que você ouve;

Um microfone: capta sua voz e a transforma em sinais elétricos;

Um Teclado de discagem: Produz a discagem de tom, cada número digitado possui um som diferente.

Uma bobina duplex: serve para evitar que as pessoas ouçam a própria voz pelo alto-falante

Uma campainha: para o telefone tocar;

Um interruptor: para conectar e desconectar o telefone da rede (geralmente chamado de gancho). Ele se conecta quando você tira o telefone do gancho;

Ao ligar pra algum amiguinho ou membro de sua família, você se conecta a rede telefônica. Um par de fios de cobre vai de uma caixa na rua até uma caixa (normalmente chamada de ponte de entrada) na sua casa. Ao longo da rua passa um cabo preenchido com 100 ou mais pares de fios de cobre. Dependendo de onde você está este cabo irá diretamente ao interruptor da companhia telefônica ou a uma caixa que age como um concentrador digital. O concentrador digitaliza sua voz e então a emite por um único fio até a companhia telefônica. Sua linha conecta-se a uma placa de linha na central de comutação para que você possa ouvir o tom de discagem quando tira seu telefone do gancho. Se você estiver fazendo uma chamada para alguém conectado à mesma central, esta simplesmente cria uma conexão entre o seu telefone e o telefone da pessoa para a qual você ligou. Se for uma chamada interurbana, a sua voz será digitalizada e irá viajar normalmente por uma linha de fibra ótica até a central do receptor, mas também pode ser transmitida por satélite ou por torres de microondas.

Hoje, o telefone fixo está perdendo terreno para o celular. O porquê disso é fácil de entender, é que, no primeiro, o sinal segue por fios, enquanto, no segundo, segue pelo ar, por ondas eletromagnéticas, o que torna o telefone um aparelho portátil, que permite a nossa comunicação com outras pessoas em qualquer lugar que chegue o sinal.

Que tal fazermos uma experiência que simula o telefone?

MATERIAL

1. Dois copos descartáveis

2. Barbante

3. Dois clipes

4. Lápis

COMO FAZER

1. Faça um furo com o lápis no fundo do copo.

2. Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na seqüência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.

3. Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.

4. Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.

O QUE ACONTECE

Sua voz passa pelo barbante, dando para falar como se fosse um telefone.

POR QUE ACONTECE?

Porque quando falamos o ar vibra, fazendo o fundo do copo também vibrar. Essas vibrações são transmitidas pelo barbante até chegar no fundo do outro copo, que provoca uma vibração do ar ao seu redor, isso produz o som que escutamos. Para transmitir essas vibrações o barbante precisa ficar bem esticado.

(Experiência retirada do site http://www.tvcultura.com.br/x-tudo)

Deixe um comentário